segunda-feira, 24 de novembro de 2014

AS DANÇAS HOLÍSTICAS
As danças holísticas constituem um conjunto de atividades
rítmicas, expressivas, lúdicas, artísticas e formativas que podem
ser divididas ou intituladas: danças criativas, danças circulares,
contato e improvisação, expressão corporal, dança contemporânea,
dança-teatro, rodas brincantes, danças étnicas, danças folclóricas
e as danças de salão.
Essas atividades procuram retratar, explorar e aperfeiçoar
os sentimentos, ideias, percepções e gestos espontâneos do "ser
dançante", 
Com a vivência das danças circulares, existem possibilidades
de o aluno experimentar uma visão democrática e transcendente
do movimento, já que todos devem se postar equidistantes de um
centro comum, isto é, de objetivos comuns, e em processo de meditação
ativa.
A partir de uma aula aberta sobre danças holísticas no Departamento
de Educação Física do IB (Instituto de Biociências) da
128 © Práticas Corporais Alternativas
Claretiano - REDE DE EDUCAÇÃO
Unesp de Rio Claro, um grupo de pessoas (alunos dos cursos de
Educação Física, Matemática, Biologia, Ecologia, Pedagogia, profissionais
de dança, ginástica e esportes e membros da comunidade
externa ao campus) resolveu dar continuidade ao processo,
reunindo-se uma vez por semana, durante uma hora.
Após 20 vivências, mediante uma pesquisa qualitativa e exploratória,
os professores/pesquisadores resolveram investigar
a percepção dos membros do grupo sobre as danças holísticas e
as influências manifestadas por elas. Assim, por meio de uma entrevista,
foi solicitado ao grupo que descrevesse, com detalhes, a
evolução do seu envolvimento com as danças holísticas, e foram
obtidos, entre outros, os seguintes relatos:
1) As propostas exigiram uma adaptação corporal a gestos
novos, às outras pessoas, a novas noções de espaço e
tempo.
2) Foi necessário o uso de muita coordenação, agilidade,
controle, equilíbrio e ritmo.
3) As danças criaram condições para que os alunos alcançassem
limites corporais inimagináveis.
4) A variação dos ritmos musicais favoreceu a criação de
novos padrões motores.
5) Houve bastante dificuldade na exploração de novos movimentos
devido ao condicionamento, a gestos preestabelecidos
ou coreografias prontas, às quais as pessoas
avaliadas estavam acostumadas.
6) O contato corporal, tímido, a princípio, ao longo das sessões,
trouxe harmonia e melhora da consciência corporal
pessoal e grupal.
7) Os exercícios de percepção respiratória revelaram o
quanto a respiração é rápida, insuficiente e curta.
8) O cansaço físico aparece misturado com leveza e felicidade,
pois as pessoas descansam de acordo com suas
necessidades.
9) Em geral, quando alguns membros do grupo precisavam
trabalhar sua expressão corporal livre, eles ficavam perdidos.
Hoje se sentem mais à vontade.

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